Tools

 Telef: 225490423 | Fax: 225490424 | E-mail: info@microvesa.pt

Sistema de Inventário Permanente ( SIP )

E-mail Print PDF

Foi publicado o Ofício Circulado nº 20193 de 2016-06-23 no site da Autoridade Tributária e Aduaneira, o qual veio elucidar as duvidas existentes no que concerne ao Sistema de Inventário Permanente (SIP), à contabilidade regularmente organizada como condição de atribuição de benefícios fiscais, e à periodicidade de registo contabilístico em SIP.

 

O supracitado ofício refere a seguinte informação em relação à periodicidade de registo contabilístico em SIP:

"9. A periodicidade do registo contabilístico em SIP não está legalmente estabelecida, devendo a mesma atender à natureza das atividades desenvolvidas pela entidade e à relação entre o custo a suportar com a obtenção da informação e o beneficio dela resultante.

 

10. Assim, é aceitável, também para efeitos fiscais, que o registo contabilístico em SIP possa ser efetuado, pelo menos, no final de cada mês."

 

Esta informação veio colmatar as dúvidas existentes aquando da publicação do Novo Normativo Legal e à obrigatoriedade das empresas adotarem o Sistema de Inventário Permanente, no que concerne ao tempo disponibilizado para que os registos contabilísticos estejam devidamente efetuados.

 

No que diz respeito ao PHC CS Gestão desktop não existem alterações a serem efetuadas. 

 

Nota: Esta comunicação não invalida a leitura atenta do Ofício Circulado.